quarta-feira, março 21, 2018

O QUE HERDAMOS DE NOSSOS ANTEPASSADOS?


Nossos pensamentos e crenças herdadas estão de tal forma entrelaçados com os sentimentos que se torna quase impossível modificar essas crenças e formas de pensar independentemente dos sentimentos e afeições. Da mesma forma, não se consegue separar os sentimentos das crenças e pré-conceitos inconscientes que moldaram todo o nosso ser e que geram, numa sociedade qualquer, formas de ver e pensar o mundo muito semelhantes, estabelecendo uma certa homogeneidade social positiva ou mesmo negativa.
                                                                                                                      
 Costumo imaginar que sou um processo sem começo determinado, um ponto na linha do tempo histórico. Sou produto do passado, fruto das escolhas que meus pais fizeram. Estes por sua vez são conseqüências dos atos e escolhas de meus avós.  E assim pode-se retroceder até ao verme de quatro bilhões de anos atrás. Somos efeitos de causas passadas e as causas passadas eram efeito de causas anteriores e assim retrocedendo-se indefinidamente.
Não será por isso que notamos uma certa continuidade nos costumes a que chamam de “característica de um povo”, ou seja, costumes, hábitos, qualidades,  defeitos, vícios, independentemente de leis, códigos, coerções, revoluções, matanças e religiões?

Nenhum comentário: